"Trabalhando por e para você"

quinta-feira, maio 19, 2011

O que é o Asterisk?

O que é o Asterisk
O Asterisk é um software livre, com código aberto, que realiza a sinalização de chamadas telefônicas nas redes IP. É uma solução híbrida, capaz de agregar todas as redes e oferecer uma série de recursos, como gravação de chamadas de voz, URA, DAC - distribuição automática de chamada, rota de menor custo, bilhetagem de chamadas e ligação matriz/filial a custo zero. "Esse sistema é um grande tradutor de protocolos e codecs de VoIP. O diferencial é a sua capacidade de gestão e integração com redes TDM, GSM e IP", diz o desenvolvedor de software open source da Khomp, Rodolfo Leffa de Oliveira.

A maioria dos projetos baseados em Asterisk exige hardware para manter a integração das redes PSTN. O usuário desenvolve sua aplicação através da programação do dialplan, que trata as chamadas e executa passos de acordo com uma prioridade predefinida.

A Khomp desenvolve hardware para viabilizar a integração do Asterisk com os sistemas legados. "Em alguns casos é mantida a mesma infraestrutura física. Apenas o antigo PABX é trocado por uma central de telefonia IP com mais recursos lógicos", diz Jeremias Neves da Silva, analista comercial da empresa.

Um dos problemas do Asterisk é a alta dependência do processamento para alguns módulos específicos. Uma outra questão é o deadlock por utilizar listas globais com todos os canais ativos. "Mas é claro que as vantagens e desvantagens vão depender totalmente das intenções de uma companhia com o sofi:ware, que vem mantendo um desenvolvimento constante e se tomando mais confiável a cada dia", completa André Wyzykowski Brasil, desenvolvedor open source da Khomp. Vale dizer que há comunidades na Internet que trocam informações sobre o Asteriks. No site http:// issues.asterisk.org, por exemplo, desenvolvedores de aplicações buscam solucionar problemas que são relatados por usuários. Já o portal AsteriskBrasil tem 10 mil clientes cadastrados e mais de 2,5 mil inscritos no fórum de discussões.

Yngrid, da Avaya, diz que o Asterisk tem um apelo muito interessante por ser livre. Porém, sua manutenção é complexa e exige profissionais especializados. "O sistema também depende de um bom hardware para funcionar. É importante escolher um bom fornecedor".

Por Simone Rodrigues
Publicada na Revista RTI - Redes Telecom e Instações na edição de Abriil de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting