"Trabalhando por e para você"

terça-feira, maio 29, 2012

União Internacional de Telecomunicações anuncia padrões para TVs de Ultra Alta Definição


A União Internacional de Telecomunicações (ITU-T) anunciou uma nova recomendação que cria um ambiente de transmissão inteiramente novo na televisão com o advento da Televisão de Ultra Alta Definição (UHDTV).  O Setor de Radiocomunicações da UIT (UIT-R) desenvolveu o padrão – ou recomendação – em colaboração com especialistas da indústria de televisão, organizações de radiodifusão e instituições reguladoras.

A recomendação da UIT-R estabelece os padrões de qualidade para UHDTV em duas etapas. Os avanços obtidos em cada uma dessas etapas de qualidade são mais ou menos semelhantes ao processo realizado para a televisão de alta definição. As imagens do padrão atual de HDTV têm o equivalente a 1 ou 2 megapixels. Já na definição mínima da UHDTV, os parâmetros saltam para cerca de 8 megapixels (3.840 x 2.160) no mínimo e 32 megapixels (7.680 x 4.320) no máximo. Em forma abreviada, esses parâmetros são chamados de 4K e 8K nos sistemas UHDTV. Também a taxa de exibição de quadros terá incremento considerável.

O Secretário-Geral da UIT, Hamadoun Touré, elogiou o trabalho do grupo de estudo. “Assistir televisão em UHDTV em um futuro próximo será uma experiência de tirar o fôlego”, afirmou.

“Este é o amanhecer de uma nova era para a televisão, que trará níveis sem precedentes de realismo e diversão ao espectador. É um momento histórico!”, afirmou David Wood, presidente do Grupo de Trabalho 6 da UIT-R, que desenvolveu o novo projeto de recomendação. “Alguns anos se passarão antes de vermos esses sistemas em nossas casas, mas eles virão”, completou.

Veja também um vídeo em inglês sobre o desenvolvimento da UHDTV:

Fonte: ONUBR

Contribuído por Filipe Mello de Souza, Web Developer na Taitell Telecom

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting